sexta-feira, 21 de maio de 2010

Professora Fran com Affonso Romano de Sant´Anna na XIV Bienal do Livro



Affonso Romano de Sant’Anna fala sobre o ensino da poesia

Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 19:20

Rio de Janeiro – Professor, cronista, ensaísta, poeta. Affonso Romano de Sant’Anna é um homem difícil de ser classificado, mas fácil de ser entendido. Foi nesta rica fonte que os visitantes do estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na Bienal do Livro, puderam se inspirar no final da tarde desta terça-feira, 15.
Foto: Divulgação FNDEDono de uma produção literária sólida e diversificada, o autor abordou o ensino da poesia nas escolas durante o Fórum do Professor, atividade diária na programação do FNDE. “Poesia existe desde sempre. É uma necessidade natural para a nossa sobrevivência”, afirmou.
Segundo ele, no entanto, nem todo o professor sabe dar aula de poesia. A boa notícia, explicou, é ser possível aprender a ensiná-la. O trabalho de sensibilização poética proposto por Sant’Anna consiste em orientar os docentes a perceber “vestígios de poesia” em situações cotidianas, como conversas espontâneas na rua. “A poesia está em todos nós. Cabe ao poeta ter a sensibilidade de traduzir esses sentimentos”.
No decorrer de sua apresentação, Sant’Anna distribuiu vários livros de sua autoria. A professora de língua portuguesa Franciane Sousa ganhou dois: Sedução da palavra e Paródia, paráfrase e companhia. “Além dos livros, levo daqui a simplicidade do conceito de poesia passado por esse grande escritor”, disse a piauiense, que visita pela primeira vez a Bienal do Rio.

Mais informações sobre a 14ª Bienal do Livro em www.bienaldolivro.com.br
Fonte: http://portal.mec.gov.br/mec/index.htm

Um comentário:

Leitura e Linguagem disse...

Afonso Romano é um dos convidados do Salip este ano..."vale a pena ver de novo!!"