quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Genêros textuais, lingua e linguagem e PCNs

Generos Textuais
O que são os gêneros textuais?
São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilos e composição característica. (Marcuschi, 2002).

Quais os tipos de gêneros textuais?
Carta pessoal, comercial, bilhete
Diário pessoal, agenda, anotações
Romance
Resenha
Blog
E-mail
Bate-papo Orkut
Vídeo-conferência
Fórum
Aula expositiva, virtual
Reunião de condomínio, debate
Entrevista
Lista de compras
Piada
Cardápio
Bula de remédio entre outros

PCN de língua portuguesa do ensino fundamental.
Objetivos gerais de língua portuguesa para o ensino fundamental
Ao longo dos oitos anos do ensino fundamental, espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação pelna no mundo letrado.

Língua e linguagem.
A língua é um sistema de signos históricos sociais que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimento.
A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por finalidade especifica; um processo de interlocução que se realiza nas praticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua historia.
( PCN, 2001)

Nenhum comentário: